segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Hello Muchachos!

Eis-me aqui invadindo este no blog e postando minha primeira colaboração aos raros seres humanos que leem isso aqui. Sim sim, leem sem acento, por que agora com as mudanças ortográfias vai ter muita editora aguniada tendo que reeditar livro por conta dessa extinção de acentos, coitadinho do bill gates que vai ter que refazer todos os corretos automáticos dos softwares de texto. Para os próximos colaboradores deste blog, aqui vai algumas das mudanças das regrinhas ortográficas.

  • Paroxitonas terminadas em o duplo perdem o acento circunflexo: voo, abençoo.
  • As regras para o uso do hífen mudarão.
  • O acento circunflexo de conjugações no plural como creem, deem, leem e veem deixa de existir.
  • Fim dos acentos de diferenciação? Errado!. Vão surgir alguns casos de dupla grafia para fazer isso, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.
  • O trema deixará de existir. Finalmente, porque há anos já tem um monte de desinformado achando que o trema já tinha sido removido da língua portuguesa e escrevia “linguiça” sem trema mesmo.
  • As letras K, W e Y entram para o nosso alfabeto. Essa vai ser uma mudança apenas oficial, porque essas letras já fazem parte do nosso cotidiano há anos.
  • O acento deixa de ser usado pra diferenciar “pára” (verbo) e “para” (preposição). Mais uma mudança escrota. Se o cara escreve “Para bighi” eu não sei se ele tá me mandando parar ou se está dizendo que é algo pra mim.
  • O acento agudo em ditongos abertos desaparece: jiboia, assembleia, claraboia,arariboia.

Fonte: Tomate Cru

Espero ter feito jus do meu rotulo de coloboradora aqui neste blog. Prometo escrever mais vezes.

Feliz 2009 a todos!

Um beijo e um abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário